O que é a infiltração ou bloqueio na coluna?
A Infiltração na Coluna, Bloqueio Percutâneo, Denervações Facetárias e Radiculotomias são opções que nos auxiliam no diagnóstico e podem ser realizadas com fins terapêuticos para controlar a dor. São aplicadas medicações anestésicas e anti-inflamatórias em determinados pontos da coluna de acordo com cada caso. A aplicação é feita através de agulhas guiadas por radioscopia.
Quais problemas na coluna são tratados através do bloqueio ou infiltração na coluna?
- Doenças degenerativas da coluna, como artrose, desgaste da articulação facetaria ou hipertrofia facetaria na coluna;
- Casos de hérnias de disco;
- Protusões discais;
- Sacroileíte
O que é a rizotomia por radiofrequência?
A Rizotomia percutânea facetaria por radiofrequência é utilizada para causar uma lesão térmica das estruturas sensitivas facetárias da coluna. Comumente utilizada após à realização dos bloqueios com respostas positiva ao procedimento por ter um efeito mais duradouro. Essa técnica é usada para dores facetárias (cervicalgia e lombalgia) que são causadas principalmente ao movimento de extensão do pescoço e das costas, a qual se dá por artrose facetária. Esses procedimentos servem para o alívio das dores e apresentam bons resultados quando indicadas de forma criteriosa.
É utilizado a anestesia geral? Quanto tempo permanecerei internado no hospital?
Esses procedimentos são geralmente realizados no hospital sob anestesia local e/ou sedação para maior conforto do paciente, na maioria das vezes com alta logo após o procedimento.
Em quanto tempo consigo retornar as atividades normais do dia a dia?
No geral, em 3 a 5 dias é possível retornar as atividades laborais e do dia a dia, dependendo do problema da coluna tratado, até a consulta de retorno pós-cirúrgico para que o médico o avalie e se certifique de que a recuperação esteja progredindo conforme o esperado.