Rizotomia

Você levanta da cama e já sente a coluna doendo? Fica um tempinho parado e logo vem o desconforto? Em alguns casos, a rizotomia lombar pode ajudar a aliviar as dores e recuperar a qualidade de vida da pessoa que sofre com lombalgia.

Indicada principalmente para situações em que o tratamento conservador não se mostra suficiente, este procedimento é percutâneo e minimamente invasivo, fazendo com que os riscos sejam mínimos para o paciente.

A dor na coluna pode ser provocada por diversos fatores. Em muitos casos, o desconforto surge por conta de uma inflamação nas articulações facetárias, ou seja, nas articulações que conectam os ossos (vértebras) da parte posterior da coluna, com o objetivo de garantir a estabilidade da espinha dorsal.

Isso geralmente acontece pelo processo de envelhecimento natural – e por isso é mais comum em pessoas acima de 50 anos – ou por alguma doença degenerativa da coluna, como a hérnia de disco e a osteofitose (bico de papagaio). Dessa forma, a inflamação causa dor e dormência na região lombar, podendo ser irradiada para braços e pernas.

Nesse contexto, a rizotomia lombar – também chamada de rizotomia da faceta lombar ou de denervação facetária – é uma técnica minimamente invasiva que, basicamente, busca desativar (de forma temporária ou permanente) os nervos sensitivos presentes nas articulações atingidas, e que são responsáveis por levar ao cérebro a informação da dor.