Nos últimos anos, os avanços tecnológicos permitiram que mais Condições de Dor nas Costas e no Pescoço fossem tratadas com a técnica de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna.
Ao contrário da cirurgia aberta da coluna, as abordagens cirúrgicas minimamente invasivas podem ser mais rápidas, seguras e requerem menos tempo de recuperação.
Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna
Devido ao trauma reduzido nos músculos e tecidos moles (em comparação com os procedimentos abertos), os benefícios potenciais da Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna são:
- Melhores resultados visuais, devido às incisões menores na pele;
- Menos perda de sangue da cirurgia;
- Risco reduzido de dano muscular, uma vez que é necessário menos ou nenhum corte do músculo;
- Redução do risco de infecção e dor pós-operatória;
- Recuperação mais rápida da cirurgia;
- Diminuição da necessidade de analgésicos após a cirurgia.
Cirurgia Aberta x Minimamente Invasiva
Em uma Cirurgia Aberta Tradicional, o médico faz uma incisão na pele, depois move os músculos para o lado para ver a coluna vertebral. Com os músculos ao lado, o cirurgião pode acessar a coluna para remover ossos ou discos intervertebrais danificados. O cirurgião também pode facilmente colocar parafusos e quaisquer materiais de enxerto ósseo necessários para estabilizar os ossos da coluna vertebral e promover a cicatrização.
Na cirurgia minimamente invasiva da coluna, o cirurgião de coluna utiliza instrumentos especializados para acessar a coluna através de pequenas incisões.
Como a Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna não envolve uma longa incisão, evita danos significativos aos músculos da coluna. Normalmente, isso resulta em menos dor após a cirurgia e uma recuperação mais rápida.
Indicações
As indicações para cirurgia minimamente invasiva da coluna são as mesmas que para a cirurgia aberta tradicional. Por exemplo, as seguintes condições:
- Doença degenerativa do disco;
- Hérnia de disco;
- Estenose do canal lombar;
- Deformidades da coluna vertebral, como escoliose;
- Infecções da coluna;
- Instabilidade da coluna vertebral incluindo espondilolistese;
- Fraturas por compressão vertebral;
- Tumores da coluna.
A cirurgia de coluna geralmente é recomendada quando um período de Tratamento não Cirúrgico, como: Medicamentos e Fisioterapia, não aliviou os sintomas dolorosos causados por seu problema nas costas. Além disso, a Cirurgia só é considerada se o médico puder identificar a origem exata da sua dor, como Hérnia de Disco ou Estenose da Coluna Vertebral.
Técnicas
Existem numerosas técnicas minimamente invasivas. A ligação entre todas elas é que as incisões são menores e causam menos danos musculares.
Técnicas minimamente invasivas podem ser usadas para procedimentos comuns, como descompressão lombar e fusão espinhal. A descompressão alivia a pressão nos nervos espinhais removendo porções de osso ou hérnia de disco. A fusão espinhal corrige problemas com os pequenos ossos da coluna (vértebras).
Recuperação
Procedimentos minimamente invasivos podem encurtar as internações hospitalares. O tempo exato necessário no hospital varia de paciente para paciente e com o procedimento individual, mas em geral, os pacientes voltam para casa no mesmo dia ou em até 2 (dois) dias.
A maioria dos pacientes com Cirurgia Tradicional permanece no Hospital em observação por um período não menor que por 3 (três) a 5 (cinco) dias.
Como as modernas Técnicas Minimamente Invasivas não afetam profundamente os músculos e tecidos moles, acredita-se que a dor pós-operatória seja menor que a dor após os procedimentos abertos tradicionais. Embora você ainda deva sentir algum desconforto, os avanços no Controle da Dor agora tornam mais fácil para o seu Médico especialista Cirurgião de Coluna gerenciar e Aliviar sua Dor.