Procedimentos minimamente invasivos para tratamento da dor
Os procedimentos minimamente invasivos são uma espécie de intervenção cirúrgica que apresenta um dano mínimo à integridade física do paciente. Diferente das cirurgias tradicionais com grandes cortes, que deixam tecidos e órgãos expostos, esse tipo de intervenção é feita através de pequenas incisões.
Como existem dores crônicas decorrentes de motivos diversos, também há um tratamento da dor específico conforme a causa. Em alguns casos de dores nas costas, por exemplo, existem procedimentos minimamente invasivos capazes de solucionar por completo o problema.
Um deles é a Radiculotomia ou Rizotomia percutânea, realizada através de radiofrequência, é um procedimento minimamente invasivo indicado para tratar a dor crônica relacionada com problemas na coluna vertebral.
É um método bastante seguro e eficaz, utilizado para controlar as seguintes dores: lombalgia, cervicalgia e dorsalgia. Esses são problemas bastante comuns, mas que causam grande limitação das atividades cotidianas.
Outros tratamentos considerados intervenções minimamente invasivas são:
Endoscopia de coluna
Geralmente indicada para tratamento da dor causada por hérnia de disco, e também outros problemas relacionados à compressão dos nervos da coluna. Nesse tipo de procedimento minimamente invasivo, é feita uma incisão na coluna de aproximadamente um centímetro, onde uma câmera de alta resolução é introduzida através de uma cânula.
A anestesia é local e o paciente fica acordado durante todo o tempo, inclusive podendo participar do processo informando sobre a localização mais precisa da dor.
Bloqueio de dor
Também conhecido como infiltração na coluna, esse procedimento é feito com agulhas que injetam anestésicos e anti-inflamatórios diretamente na região da dor. Também é realizado em um centro cirúrgico, com anestesia local.
Nesse tratamento, o cirurgião localiza o ponto de dor e posiciona as agulhas a partir de um raio-x instantâneo e da injeção de contraste. Em alguns casos o paciente pode receber uma leve sedação para facilitar o procedimento.
Benefícios do tratamento da dor com procedimentos minimamente invasivos
Antes de procurar um tratamento cirúrgico convencional, é importante que o paciente conheça alternativas que podem trazer igual resultado com menores consequências. Por isso, os procedimentos minimamente invasivos são considerados a melhor opção para o tratamento da dor crônica, na grande maioria dos casos.
Esse tipo de intervenção oferece menor chance de o paciente contrair infecções no corte ou outras complicações às quais uma cirurgia maior está suscetível. Outra vantagem é ausência de anestesia geral, que pode ser um risco para pacientes com problemas cardíacos e pulmonares, por exemplo.
Outro fator relevante é que um procedimento menos invasivo não causa lesões na musculatura ou articulações, levando a uma recuperação muito mais rápida. Sem contar o tempo de duração, onde o paciente sequer precisa ficar internado, podendo receber alta no mesmo dia.